voltar para a página-site da Dra. Stela   

 

Curiosidade

Por Stela Maris Grespan

 

Com a velhice e a semiaposentadoria, ganhei tempo para curtir uma característica que vem da infância- a curiosidade. Enquanto não entrei na fase madura, do trabalho desenfreado, sempre “ perdi” tempo observando as ruas e calçadas, rios, construções, árvores e jardins, pessoas, tudo. Agora, me dedico a resgatar este velho hábito, a ver a vida e a enganar o tempo.

 

Acho que tenho a curiosidade como uma virtude que amplia e colore os mundos, humaniza, solidariza e é uma poderosa arma contra o suicídio.

 

Fui e sou uma eterna e incurável pedestre. Automóveis nunca me arrepiaram, não dirijo e nem reconheço as marcas, exceto um jaguar ou uma Mercedes. O resto são variações sobre um mesmo tema.

 

Então, em meus trajetos, vou vendo as coisas, me aproximo, examino e, se estiver em segurança, puxo o danado do telefone e faço um registro. Tudo é fruição. Recentemente, parei sob uma árvore e ali fiquei examinando a sua beleza, seus frutos e flores. Um homem passou e parou olhando. Nada viu, desinteressou-se e foi embora. Eu sorri sozinha.

Algumas fotos de um curto trajeto que se iniciou na saída de um shopping, onde colocaram sobre uma mesa um vaso de esplendorosas orquídeas. Tão belas que as toquei para certificar-me se eram naturais. Fotografei para mostrar a sua existência tão despercebida.

 

Depois, na Praça Oswaldo Cruz, encantei-me com a beleza das árvores nesta primavera, com os bancos ocupados só por pessoas a consultar seus celulares. O Índio Pescador está ali desde 1927 e sua autoria é de Francisco Leopoldo e Silva. Sua lança foi roubada há anos e jamais recuperada. O monumento se deteriora a olhos vistos e a fonte que a circundava, de há muito secou. Interessante que há outro monumento em bronze - Índio Caçador, de 39 do século passado na Avenida Vieira de Carvalho, porém seu autor é João Batista Ferri. Entre as centenas de monumentos da capital, apenas 4 representam figuras idealizadas de indígenas, todas realizadas entre 1920-1940.

 

Bom final de semana a todos e muitos clicks para os amigos que são fotógrafos de verdade.

 

Ver Chamada