voltar para a página de livros de Isabel Fomm de Vasconcellos |
|
Essa é a história verídica e romanceada da trajetória de vida de Orlando Donadio que, aos 98 anos, vê sua vida transformada em livro. |
Orlando, Santo Amaro e a Guerra |
Clique na tela para assistir Videotexto com trecho do livro ou Assista Trailer
Orlando Donadio joga no time da paz. Nasceu no bairro do Belenzinho, em São Paulo, Capital, Brasil, em 1920; mas foi criado, desde bebê, na cidade – depois bairro – de Santo Amaro.
Ele mesmo conta que ali reinava a alegria. Todos eram amigos. E, entre os seus 20 amigos mais próximos, estavam grandes nomes que se imortalizaram pelos seus feitos em Santo Amaro. Assim como o próprio Orlando, que recebeu vários troféus e honrarias e é um legítimo Botina Amarela.
No entanto, foi arremessado, com uma força parecida a que usa para bater suas bolas de tênis no Clube Indiano, para dentro da II Grande Guerra Mundial. Não morreu. Nem matou. Sua missão era vigiar as tropas inimigas e sua turma, apenas 7 guerreiros, a cumpriu rigorosamente, contribuindo assim para o final de tão terrível conflito. Da guerra, trouxe o botão do sobretudo made in USA que lhe salvou do frio no continente europeu e a amizade de uma família italiana.
Orlando é um homem feliz. Hoje, viúvo da mulher que amou por toda a vida, tem dois filhos gêmeos, Vera e Orlando Jr., e cultiva as melhores lembranças. Vera lhe deu dois netos, Daniel e Lucas, respectivamente hoje com 35 e 29 anos de idade.
Essa é a história de um santamarense da gema, da paz, que hoje, aos 98 anos, ainda joga tênis e relembra com alegria algumas histórias de Santo Amaro e da Força Expedicionária Brasileira na II Grande Guerra.
Durante quase um ano, Isabel e Orlando escreveram juntos essa história. E essa história é um exemplo de tudo o que se colhe quando a opção é plantar apenas a alegria. ... Clique aqui ou na foto da capa do livro para ver vídeo das sessões de autógrafos, em Santo Amaro e na Avenida Paulista. Leia um trecho do livro e veja fotos do livro e do seu lançamento
|