voltar para a página inicial

Associação Paulista de Medicina - APM - e Associação Médica Brasileira - AMB

Não sou médica, sou jornalista especializada em saúde e escritora. Mas a APM é uma casa muito querida para mim. Foi lá,na década de 1990, em tempos pré-Internet, que realizei e viabilizei comercialmente a Videoteca de Reciclagem Médica, com vídeos médicos produzidos nos estúdios da Helicon Film, patrocinados pela indústria farmacêutica e distribuídos no Brasil inteiro (em tempos pré Internet) pelas regionais tanto da APM quanto da AMB. Foi lá também, que em 2002, lancei o livro  que escrevi sobre a história da Sociedade Pestalozzi, sociedade essa que, em 1952, nascera dentro da própria APM.  Fui eu também que, um dia, descobri num dos andares da sede, uma obra de arte importante escondida atrás de um arquivo de aço e dei, ao então presidente da associação, a ideia de reunir todas as obras de arte que estavam espalhadas pelas paredes dos muitos ambientes de seus 13 andares (geralmente doadas pelos médicos) em uma Pinacoteca. Influente e atuante a APM é uma das mais importantes associações de médicos do Brasil. E fico feliz em reservar a ela, e também a AMB, um espaço em nosso Portal.

Isabel Fomm de Vasconcellos Caetano.

2021, março, 10-11 (Logo AMB Médica e Di Cavalcanti, 1941, Mulheres Protestando)

Novo - Isabel entrevista o Presidente da AMB sobre a iniciativa da entidade que visa proteger e prestigiar as mulheres médicas. Assista. (Assista  Chamada)

2021, fevereiro, 08 (Van Gogh, Depressão)

Evento - Coletiva - Pesquisa APM-AMB-FGV - Os Médicos e a Pandemia. Confira.

Uma linha de frente da Covid-19 composta por médicos exaustos física e emocionalmente, além de apresentando outros sintomas de síndrome de Burnout.

2020, agosto, 24 (Picasso, 1905, Amamentando)

Evento -  APM - 4a. Pesquisa- COVID-19 - Pediatras e Ginecologistas

Veja a pesquisa

2020, julho, 13 (Elza Carvalho, 2018, Não Ver, Ouvir, Falar)

Evento -  APM - 3a. Pesquisa- COVID-19 - Efeito Bolsonaro.

Veja a pesquisa

2020, junho, 04 (Lapo Fatai, 2020, Mural homenagem aos profissionais de saúde)

Evento -  APM - 2a. Pesquisa- O Médico na Linha de Frente contra a COVID-19.

Veja a pesquisa

2020, abril, 28 (Robert Thom, Hospital Medieval na Peste)

Evento -  APM - Coletiva on line - O Médico na Linha de Frente contra a COVID-10.

Veja a pesquisa!

2020, março, 09 (Mulheres Médicas no Egito Antigo)

Evento - Dra. Elizabeth Alexandre, Presidente da Associação de Mulheres Médicas. Assista.

2019, novembro, 04 (Jean Steen. 1690, A Visita do Médico)

Evento - Dr. José Luiz Amaral, Presidente APM - Frente Aos Ataques dos Planos de Saúde.

Assista. (Assista Trailer)