voltar para a página da escritora e psicóloga Vera Krausz

(Monet, 1917, Lírio d'água)

 

Caminho das Flores ou A Clínica da Felicidade II

 

 

Será possível ser feliz ? Fazendo um necessário distanciamento do cotidiano de meu trabalho como psicoterapeuta e permitindo-me a aproximação sobre a troca relacional, que se estabelece nesta prática clínica, verifico pacientes se apropriando de si mesmos e muito mais felizes!

Todos desejam ser felizes ... Muito embora trazidos pelo sofrimento, busquem a libertação das dores e conflitos.

Se o objetivo é ser feliz, precisamos saber o que desejamos e o que nos torna mais felizes . Este é um saber individual. Que nos viabiliza um recorte sobre a realidade, por onde traçamos o nosso caminho... Um Caminho de Flores.

 

As flores fazem a diferença! Trazem vida, cor e energia positiva.

 

Constato que desde que iniciei o grupo de relaxamento Caminho das Flores, com uma visão holística e abordagem transpessoal, a energia da sala se transformou ... Certamente a vivência da energia do amor dentro de mim, com poesia, música e o poeta me possibilitam ser um instrumento terapêutico melhor!

 

Nesta perspectiva, compreendo que para ser um bom terapeuta, nós precisamos estar felizes! Está é uma prática para além das teorias e das técnicas.

 

Muito embora -- fundamental--  tenhamos o embasamento e o domínio destas, amar e sentir-se amada, sexualmente satisfeita e materialmente equilibrada faz toda a diferença ! Estar ciente do nosso valor e cobrar o preço possível para o outro. Amar o nosso cliente e desejar lhe a felicidade, é fundamental ! Permitir-lhe viver o espaço de subjetividade com liberdade e naturalidade... Banhos de Ocitocina e energias positivas, dentro de um enquadre técnico, viabilizam muitas mudanças e as transformações simplesmente acontecem ... Transmutam-se carmas e operam-se milagres.

 

Contudo nada faço. É o desejo de mudança do outro que opera e concretiza a felicidade. Ele espelha e tem autorização de ser feliz ! É absolvido de culpas e ressentimentos... Perdão e auto perdão, gratidão e amor próprio libertam dos calabouços e calvários internos ! O trabalho sobre o campo mental, sobre os pensamentos e cristalizações do pensamento obedecem um tempo individual de abertura e possibilidades. As mudanças do comportamento e da vida serão as resultantes ... Alegram-me as conquistas e a felicidade do outro !

 

Por

Vera Krausz