voltar para a página inicial do Portal - voltar para a página-site da Dra. Stela    Ver CHAMADA.

Santana do Parnaíba

por Stela Maris Grespan

 

Sabe aquela vontade de dar uma saída da metrópole?

 

Não me venha com Paris, Roma e Milão! Apenas uma escapada, levando ou não filhos em férias, aqui por perto se a grana ou o tempo estão curtos pra fazer o circuito das Minas.

 

Pois, nós, amantes que somos de uma bela cidade colonial, com mais de 200 casas em taipa, lindamente preservadas, um centro histórico tombado como patrimônio histórico e um museu bem legal, para os apreciadores, fomos passar o domingo em Santana de Parnaíba, fundada em 1580, e adoramos!


Na praça da igreja Matriz de Sant’Ana, um coreto nos recebe com uma seleção linda de músicas brasileiras saindo pelos auto-falantes : Chico, Caetano, Eduardo Gudin, Gal e por aí afora. A partir das 16 horas, um conjunto da cidade toca sambas da melhor qualidade e a praça se enche de alegria. Quase impossível não dançar ou mexer, discretamente, ombros e quadris ( se for idoso e tímido).

 

O casario é lindo, seus beirais são preciosos, ruas pavimentadas, sem aclives de tirar o fôlego, enfim, gostosa. Claro, não estou a comparar com Ouro Preto, Tiradentes e outras mineirinhas, pois cada qual pode ser absoluta em si, sem a exigência de comparação. Difícil foi escolher poucas fotos pra mode de não entediar os amigos. E lá, verde e amarelo não são pecados.