voltar para a página-site da Dra. Stela voltar para a página inicial do Portal S&L |
|
Uffizi, Quadro representando a Divina Comédia.
"Imagine there's no countries. It's easy if you try." (John Lennon, Imagine)
Foto de barco com imigrantes no Mediterrâneo.
|
Dante Di |
Por
maior o sofrimento do exílio, jamais admitiu um retorno a Florença que
fosse coberto por desonra e humilhação. Solidez moral e autoconsciência
de valor. Recordo que, graças às guerras, ocupações estrangeiras, ditaduras, morte lenta de povos pela fome, violência racial, estigmatização de grupos, jamais foi visto tamanho fluxo migratório como o que se vê desde o final do século passado. Milhões em busca de um lugar de sobrevivência, lançam-se do inferno ao paraiso.
Milhares ao encontro da morte nas águas do Mediterrâneo, do Egeu, das fronteiras turcas, na fronteira México/americana, no corredor da morte de Darien na selva panamenha, enfim, em todos os lugares onde não há justiça social nem a mínima preocupação do Estado pelo seu povo.
Enquanto vigorarem as ideias territorialistas e de segurança insana, seres humanos e não humanos serão cada vez mais intensamente coagidos à permanência, à imobilidade, ao desaparecimento por serem descartáveis ao sistema. |
Sigo
alimentando em mim a ideia utópica de um transnacionalismo que sei
impossível. Sem o poder da imaginação que não pode conhecer fronteiras,
e foi duramente atacada nestes últimos 4 anos, fica mais difícil
resistir e sobreviver com graça, curiosidade e alegria. Fico aqui, com uma tradução livre das palavras de Dante Aghlieri sobre o exílio que creio será semelhante à experiência de todas as gentes que imigraram forçadas ou mesmo que sob a aparência da espontaneidade e de aventura.
Obs: O
pão em Florença, à época de Dante, não levava sal. |