voltar para a Página-Site da doutora Stela

 18 de outubro é o Dia do Médico     por Stela Maris Grespan

 

1468, instituído o Dia do Médico, pela Universidade de Pádua, na Itália.

 

É uma homenagem à São Lucas, responsável na Biblia pelo teceiro evangelho e pelos Atos dos Apóstolos. Lucas era médico em Antióquia, atual Turquia, e foi convertido por Paulo, que o chama, nas Escrituras, de "Médico bem amado". Era também pintor. Foi perseguido por sua profissão de fé, esteve preso, participou de várias viagens missionárias. Algumas fontes dizem que Lucas morreu como mártir. Outras, que ele morreu naturalmente aos 74 anos.

Em Lucas 19-10, lê-se: "o filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido"

 

T.Eakins, 1875, Clínica Gross

 

Como diz o Jorge Ben -" todo o dia, toda a hora, era dia de índio"- pode bem ser aplicado à profissão de médico e a muitas condições como de ser mãe, pai, criança etc...
 

Haver uma data específica para homenagear um profissional é, para além de toda a simplificação, uma honra, um reconhecimento pelo papel deste na sociedade.
 

Quero abraçar a todos os colegas neste dia, especialmente os veteranos que seguem exercendo suas habilidades seja por necessidade (aquela nascida do Prazer) ou pela injustiça da aposentadoria minguada.
 

Aos jovens doutores recém egressos da faculdade que enfrentam os problemas da medicina e do atendimento de massa, tão distante do sonho acadêmico, em busca do cumprimento de seu ideal e da sobrevivência, tentando se adequar à crua realidade.
Parabéns
aos médicos acadêmicos que difundem a ciência, em particular àqueles que transmitem, também, os valores éticos e humanistas, assim transformando técnica em arte.
Aos que são médicos e militantes em entidades de classe, tão incompreendidos por seus pares, pois que doam parte de seu tempo de lazer e convívio familiar, em busca de melhores condições de trabalho, do cumprimento da legislação trabalhista e do Código de Ética, pelo entendimento da importância da existência e aperfeiçoamento do SUS como mecanismo de justiça social e do direito à Saúde de todos os cidadãos da República.
 

Parabéns a todos os médicos, notórios e anônimos, que compartilham comigo a felicidade de servir, cuidar e amar.