voltar para a página-site da doutora Stela

 

Apresentação

Por que Cardiogeriatria?

 

 

 

Dali, 1931, persistência

 

 

Bem-vindos à minha página-site no Portal da amiga e jornalista Isabel Fomm de Vasconcellos. Graças à gentileza de seu convite poderei estar, periodicamente, mais perto de seus leitores e fãs e, assim, contribuir na divulgação do conhecimento médico sobre coração e envelhecimento.

 
Sou cardiologista há muitos anos. Nas duas últimas décadas venho me dedicando a estudar e a atender idosos com doenças cardíacas. A cardiogeriatria é uma interface da cardiologia e da geriatria, mas... não é geriatria.

 

Nasceu da necessidade de melhor compreender e tratar os corações de idosos. Sim, pois o coração, a exemplo dos demais órgãos, está sujeito ao processo natural do envelhecer e, quando adoece, usualmente se expressa por meio de sintomas totalmente distintos dos apresentados por jovens. É assim como um coração de estudante, mais rebelde, cheio de ideias próprias, exigente quanto às suas particularidades, mas nunca se esquecendo de seus companheiros – rins, fígado, pulmões, sistema nervoso. E os ossos, e as articulações! Quantas dores, quantos medicamentos, quantas consequências...
 

Certamente a cardiogeriatria não teria razões de existência se a população não tivesse insistido em aproveitar os progressos da ciência como um todo e da médica, em particular, para usufruir por mais tempo deste planeta. E, se aqui podemos permanecer por longos anos, que o seja com elegância, chá e simpatia ou, em outras palavras, com qualidade.
Vamos procurar tratar de vários destes temas em nossos próximos encontros. Um abraço.