VOLTAR PARA A PÁGINA DO DOUTOR

 

ANTES DA CIRURGIA PLÁSTICA

por Dr. Paulo Jatene

 

Importante: faça a cirurgia numa época em que você não esteja sob muito estresse, por exemplo, numa mudança de casa, esperando uma promoção ou mesmo a aprovação de um filho no vestibular. Escolha um período mais tranquilo da sua vida para isso.

 

 

 

Rubens, Toalete de Venus, 1615

1. Consulta

 

O sucesso da sua cirurgia plástica também começa na consulta. Ou o insucesso. Isso depende principalmente de você.

Não é possível esconder absolutamente nada do cirurgião.

Ele vai fazer uma anamnese (que é a sua história clínica, as doenças que te pegaram, os medicamentos que você está usando agora e para que os usa, etc.) E aqui você tem que ter uma sinceridade absoluta. Porque é daqui que o médico vai decidir as condutas ideais para você não só na cirurgia como principalmente na anestesia.

Então não vale esconder nenhum viciozinho que você tenha, como fumar maconha ou usar drogas mais pesadas. Também não é pra esconder o uísque nosso de cada dia, nem mesmo o vinho e também o cigarro.

Esconder qualquer uma dessas coisas pode ter consequências na cirurgia.

Lembre-se que o médico é como o padre: tem sigilo obrigatório.

Ele também vai querer saber como você se sente diante da cirurgia, da mudança corporal que ocorrerá, se você tem segurança daquilo que quer e se está ciente de que uma cirurgia não é como um procedimento estético simples, como uma aplicação de botox, um pelling químico ou um preenchimento.

 

2. Alguns dias antes da data marcada para a cirurgia:
 

Pare de fumar.
Pare de usar drogas.
Pare de ingerir álcool.
Pinte o cabelo, se precisar, porque, depois não será possível pinta-lo por um mês.
Prepare-se para olhar no espelho e ver uma pessoa diferente, em alguma coisa, do que você é agora. Imagine como será. Se preciso, peça ao médico para falar com você sobre isso e explicar o que ele vai fazer.
Se você não leu o texto anterior, leia, e descubra, com sinceridade, se você não se enquadra naquele exemplos de pessoas que não devem se submeter à plástica.
Não tenha medo. Se você não omitiu nenhuma informação, se está nas mãos de um cirurgião que pertence à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, seu risco é mínimo, tão pequeno quanto o risco de ganhar sozinho a sena acumulada.

 

3. Como ir para a cirurgia:
 

- em jejum de oito horas;
- sem nenhuma bijoux ou joia;
- sem esmalte vermelho nas unhas;
- sem ter ingerido drogas, medicamentos desaconselhados ou álcool pelo período que seu médico determinar;
- com uma roupa fácil de vestir quando voltar para casa.

- E ciente de que haverá um período pós operatório cuja duração depende do tipo de cirurgia e também de sua disciplina nas recomendações do médico.

Depois?
Depois é o nosso próximo texto.