voltar para a página da escritora
ALGO NOVO ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO PAULO por Maria José Silveira |
|
Daniel Castan - http://www.castan-daniel.odexpo.com/
|
|
Começou com as faixas
exclusivas para ônibus nas avenidas mais estranguladas pelos
congestionamentos. A velocidade média dos ônibus aumentou, e cresceu
também o número de pessoas que começou a preferir esse meio de
transporte para chegar mais cedo em casa. Quem chiou foram os usuários
de carro ao ver ônibus lotados deixando-os pra trás.
Aí vieram as
ciclofaixas, interconectando a cidade com vias destinadas unicamente
aos ciclistas. A chiadeira dos usuários de carro e de quem se tornou
ideologicamente cego para perceber os benefícios disso foi ainda maior
do que a dos ônibus: “A cidade não comporta”; “É cheia de subidas”; “Não
existe ciclista pra tanta faixa.” Pela cidade toda, no entanto, o número
de ciclistas só faz aumentar. Tanto para lazer quanto para trabalho. E a
tendência é aumentar cada vez mais, o que até a publicidade já percebeu:
além de dois grandes bancos apoiarem as ciclovias desde o começo, a
propaganda recente de um imóvel diz, literalmente, “Dê seu carro de
entrada, saía de apto novo” e mais abaixo: “Reinvente-se: Ganhe uma bike
e saia pedalando.”
Depois veio a proposta
de fechamento aos domingos da principal avenida da cidade, a Paulista.
Habitantes de uma cidade sem praias, com poucos parques para tanta
gente, os paulistanos lotaram a avenida. A chiadeira dos usuários de
carro aumentou: “Vai prejudicar o comércio”; “Vai prejudicar os
hospitais da região”. As experiências e os estudos feitos, no entanto,
provaram que não. O Ministério Público não só aceitou viabilizar a
abertura da Paulista para ciclistas e pedestres aos domingos, como
sugeriu que a medida seja estendida para vias da periferia, o que,
aliás, já estava previsto no projeto da prefeitura. Veio também o começo da implantação de 50 cinemas na periferia, aproveitando locais já existentes. E, em conjunto com a iniciativa privada, a revitalização de várias áreas públicas da cidade, entre elas, uma que vejo da minha janela: o antigo Mirante da Av. 9 de Julho. Construído nos anos 50 como um ponto privilegiado da cidade, há décadas vinha sendo desfrutado apenas por consumidores de drogas. Hoje é um café cultural com grande frequência, e muita animação nos finais de semana. O cessionário do espaço está também revitalizando o entorno, inclusive os belos chafarizes da avenida abaixo. Com todo esse remanejamento e revitalização do espaço público, a cidade está de fato assumindo cara |
nova,moderna e viva, mais
acolhedora. Para que isso acontecesse, foi preciso vontade política do
Prefeito Fernando Haddad contra os chiadores - os que consideram
um insulto pessoal a priorização do espaço público* depois de
décadas de domínio absoluto dos carros, e os que fazem a isso uma
oposição ideológica, entre os quais estão muitos dos que sempre se
sentiram donos da cidade. |
* grifo nosso COMENTE (seu comentário será publicado aqui, a menos que você diga explicitamente que não quer a publicação) |
|||
Geraldo Barbosa Discordo da visão que ela tem sobre as medidas tomadas pelo prefeitinho. Para mim, so piorou a mobilidade. A cidade esta abandonada, suja e desconfortável. Algo desagradável esta acontecendo em São Paulo! |
Isabel Fomm de Vasconcellos Geraldo, acho que vc quis dizer que piorou a mobilidade. Eu não sei não. Acho que melhorou. Eu acho tb que todas as obras foram feitas, com o perdão da má palavra, "nas coxas", isso sim. É demagógico e mal feito. Mas precisava ser feito. |
||
Geraldo
Barbosa Eu para sair do Morumbi de manhã levo mais de meia hora!!!! E
encontro ciclovias VAZIAS!!!! a JK não anda. Aqui pra zona sul esta uma zona! |
|||