A Depressão é alguma novidade?

Por Prof. Dr. Kalil Duailibi

 

Não é muito difícil, para quem conhece os sintomas e consequências da doença depressão, identificar, ao longo da História, personagens que sofreram  com a depressão, sem saber que estavam doentes.

 

Até hoje, infelizmente, muita gente, por preconceito ou simples desconhecimento, ainda passa a vida sofrendo dessa doença, sem que seja diagnosticada e tratada.

 

A história da depressão, no entanto, pode começar lá na mais remota antiguidade.

Já muitos séculos antes das teorias etiopatológicas em psiquiatria e das primeiras tentativas nosológicas, o ser humano sofria e, por vezes, desistia de continuar vivendo em função da “dor que dilacerava sua alma”.

 

Essa história começa arbitrariamente na Bíblia a partir da história contada no livro I de Samuel, em que Saul designado por Deus torna-se o primeiro rei de Israel.

 

Alto, forte e valente guerreiro, Saul passa a maior parte de seus dias lutando contra inimigos do seu povo, particularmente os filisteus. Em algum momento, porém, Saul “deu as costas para Deus”, que como punição, permitiu que os “demônios passassem a afligi-lo”.

 

Saul passa seus dias muito triste e atormentado, sem ver qualquer saída, até que um dia seus servos lhe dizem: “Eis que um espírito mau te atormenta. Se tu, nosso amo, deres ordens, teus servos aqui procurarão um homem que saiba tocar harpa, para que, qdo o mal espírito estiver sobre ti, ele a toque a fim de te acalmar”.

 

Sábios servo! A loucura de Saul, de fato, aquieta-se ou melhor “o espírito demoníaco apenas se afastava” qdo Davi passa a tocar sua harpa, diminuindo  a dor que tomava o rei (mais tarde, os gregos e outros autores também falarão dos benefícios da música sobre os melancólicos).

 

Por fim, Saul angustiado e sem esperanças, vendo-se derrotado suicida-se com a própria espada.

 

Assim como a história do rei Saul existem outras tantas na Antiguidade, momento histórico em que gregos, hebreus, egípcios, babilônicos, persas entre outros não questionam ainda qual o órgão doente, mas qual o Deus ofendido, que enlouquece diretamente ou pune até enlouquecer.

 

E, assim como na História, pode haver ao seu lado alguém que aparentemente está "tomado por maus espíritos" ou tem "crises de melancolia e desespero" ou ainda tem "um temperamento irascível" e esse alguém pode estar precisando de ajuda médica, pode estar simplesmente sofrendo da doença Depressão.                             voltar para a página do Dr.Kalil