VOLTAR para a página do Dr. Artur Dzik 
 

Alimentação e Fertilidade

por Dr. Artur Dzik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dali, Natureza Morta

 

Muita gente acredita que determinados alimentos poderiam causar um aumento na fertilidade humana. No entanto, há muito poucas evidências científicas para endossar essa crença. Verdade é que a deficiência de zinco na alimentação pode reduzir a fertilidade tanto no homem quanto na mulher, vários estudos demonstraram isso.

E aonde é que está o zinco? Nas ostras, na sardinha, na carne vermelha, na do frango. Se você é vegetariano, pode encontrar o zinco na ervilha, na lentilha, nos grãos integrais e na soja.

Mas o casal que está em tratamento para engravidar, deve ter consciência de que a sua situação é, em si mesma, um forte fator de ansiedade.

Aí é que entra a importância da alimentação. Uma dieta corretamente balanceada gera uma maior sensação de bem estar e, por conseguinte, ajuda muito na hora de viver as emoções e o estresse que um tratamento de reprodução assistida pode causar. Além disso, para as mulheres, a manutenção do peso saudável é muito indicada nessa hora e pode melhorar a probabilidade de conceber porque o peso está estreitamente ligado ao balanço dos hormônios, balanço esse necessário para que a ovulação possa ocorrer naturalmente.

Vários estudos já mostraram que quem reduz o consumo de massas, de frituras, de doces e de bebidas alcóolicas durante o tratamento de reprodução assistida simplesmente duplicaram a sua chance de engravidar.

Então, se o casal está disposto a enfrentar um tratamento assim, deve começar a eliminar todos os maus hábitos que podem prejudicar o corpo e aumentar o risco de hemorragias e abortamentos, como o excesso de álcool, o uso de drogas e o sedentarismo.

Não hesite em procurar ajuda médica para largar o cigarro (hoje existem medicamentos eficientes que simulam no cérebro o efeito da nicotina, mas só podem ser comprados com prescrição do médico); parar avaliar a saúde como um todo e escolher uma atividade física prazerosa e compatível com as suas condições e a ajuda de um nutrólogo ou nutricionista para conseguir uma alimentação adequada e balanceada.

A boa forma física e a saúde como um todo são fatores decisivos para a concepção.