voltar para a página do doutor
Endometriose é igual à Infertilidade? por Dr. Artur Dzik |
|
Ephesus Artemis, a Deusa da Fertilidade (cheia de mamas!!) |
Nem todas as mulheres que apresentam endometriose serão obrigatoriamente inférteis |
O que caracteriza a endometriose é a presença do tecido que reveste o útero (endométrio) da mulher e outras partes do corpo. Quando a mulher menstrua, ela também menstrua para dentro e a menstruação nada mais é do que a descamação da “caminha do bebê”, ou seja do endométrio que foi preparado para receber um óvulo fecundado e não recebeu. Então, o organismo da mulher “joga fora”. Resultado: menstruação. O sangue menstrual, indo também para dentro do organismo da mulher e levando tecido endometrial pode acabar causando o crescimento desse tecido fora de seu lugar certo, o útero, gerando assim o que chamamos de endometriose. Esse tecido pode aparecer, por exemplo no intestino, na cavidade abdominal, na região pélvica ou nos ovários, sendo que nesses dois últimos casos, existe então uma relação entre a endometriose e a infertilidade da mulher.
A endometriose pode ser tratada com medicamentos antiestrogênicos (ou seja, aqueles que bloqueiam a produção do hormônio estrogênio e impedem por isso o crescimento do tecido endometrial) ou cirúrgico (removendo-se esses crescimentos fora do lugar cirurgicamente) ou, ainda, combinado, combinando-se o tratamento clínico (com medicamentos) e cirúrgico.
Entre os sintomas da endometriose, como dor ou ausência de menstruação, está a infertilidade. Quando se investiga a infertilidade na mulher deve-se investigar também a presença ou não da endometriose, já que essa doença pode existir sem os outros sintomas em até 30% dos casos. Porém nem todas as mulheres que apresentam endometriose serão obrigatoriamente inférteis. Um estudo de 1992, falava em 22% dessas mulheres; outro, de 2009, coloca essa proporção em 40%.
Quando a endometriose não causa a infertilidade, a gravidez é uma solução para a doença já que, grávida, a mulher não menstrua e não menstruando não “cria” a endometriose. Quando a endometriose está num estágio avançado a causa da infertilidade é mecânica, como, por exemplo, a obstrução de uma trompa .Nos estágios iniciais, não sabemos ainda porque a endometriose pode causar a infertilidade. Mas, de qualquer maneira, a endometriose não é sinônimo de infertilidade. |