voltar para a página-site da doutora Angelita

 

Indústria brasileira de alimentos na contra mão da saúde

 

Caravaggio, 1610, A Ceia em Emaus

 

Alimentos Embutidos :"Grupo 1" !

Você tem coragem de consumi-los? Mas...

O Brasil prepara-se para aumentar a produção.

 

 

Pela classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde) tudo o que entra no Grupo 1 para risco de câncer são alimentos, substâncias ou hábitos que comprovadamente, por estudos científicos sérios, causam câncer. No Grupo 1 estão, por exemplo, o tabaco, a radiação solar, o amianto...


No final de outubro de 2015, a IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer) anunciou que seus pesquisadores encontram evidências científicas suficientes para afirmar que o consumo de carne processada (traduzindo: bacon, salsicha, linguiça e salame e similares) à razão de 50 gramas ao dia, aumenta em 18% o risco do câncer colorretal.
 

Por isso, esse tipo de alimento acaba de vir engrossar o Grupo 1 na classificação de risco para o desenvolvimento de câncer. (É preciso ainda  lembrar que os embutidos têm alta concentração de sódio e favorecem a má hidratação do organismo, principalmente nos idosos)
 

Kurt Straif, da IARC, afirmou: "Com base no grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência de câncer é uma questão de saúde pública".
 

Coincidentemente, apenas um dia após o anúncio da elevação dos embutidos em geral à categoria de Grupo 1, a BRF (leia-se Sadia e Perdigão) tornava público o seu investimento, que supera os 300 milhões de reais, na sua 35º unidade fabril, no município de Seropédica, região metropolitana do Rio de Janeiro. O foco dessa nova unidade será a produção de... Embutidos!
 

Parece que existe um abismo entre a saúde e a indústria alimentícia.
 

De: Dra. Angelitagamange [mailto:gamange@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 29 de outubro de 2015 11:35
Para: Isabel Fomm de Vasconcellos <isabel@isabelvasconcellos.com.br>
Assunto: Re:

 

Obrigada ISABEL Recebi solicitação da 

Folha  de SP para fazer um comentário sobre o assunto Você é mesmo muito boa 

Grande Beijo Angelita


Enviado do meu iPhone


Em 27 de out de 2015, às 15:23, Isabel Fomm de Vasconcellos <isabel@isabelvasconcellos.com.br> escreveu:

Saude e Livros by Isabel Fomm de Vasconcellos

Publicado por Isabel Fomm de Vasconcellos · 26 min ·

Exatamente UM DIA depois que a OMS anuncia o resultado de estudos da IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer) que apontam para as evidências do risco aumentado para o câncer de intestino (18% em média) para quem consome embutidos, a BRF (leia-se SADIA-PERDIGÃO) anuncia um investimento de 300 milhões numa nova fábrica, no RJ, para produzir... Embutidos! A indústria precisa prestar mais atenção à saúde. O Portal S&L, em breve, vai falar bem mais sobre isso.