voltar para a página da doutora

Serviço de excelência no Bairro da Mooca

 

Exemplo da parceria público privada na Assistência Médica em São Paulo

 

Joel Babb, 1996, Transplante

 

 

 

Cresce a importância de iniciativas como essa, de parcerias dos setores publico e privado, no caso o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal, criando este Centro de Saúde para a detecção e prevenção do câncer do intestino.

Dra. Angelita e Dr. Joaquim Gama fazem, parte do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

Em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de São Paulo, e sob a batuta experiente do casal de médicos, funciona no Bairro da Mooca, aqui na capital paulista, um centro de Prevenção e Detecção do Câncer de Intestino que recolhe amostras das pessoas com mais de 50 anos de idade para exame laboratorial.

 

Quando a análise aponta para o risco ou mesmo a suspeita da presença de um câncer de intestino, o paciente é então encaminhado para o exame mais específico e detalhado, a Colonoscopia.

 

A Colonoscopia é um exame diagnóstico e também preventivo. Ele permite que o médico explore, através de uma micro câmera de vídeo, toda a extensão do intestino e, se aparecer um pólipo (lesão precursora do câncer), esse pólipo é imediatamente retirado pelo braço do próprio aparelho, que possui, além da câmera, um instrumento adequado para tal procedimento. Ou seja, o paciente pode se livrar da possibilidade de um câncer num simples procedimento diagnóstico.

 

O aparelho e o exame de Colonoscopia foram trazidos para o nosso país pela Dra. Angelita, há cerca de uma década passada, mas ainda trata-se de um procedimento caro (quando realizado particularmente) e pouco disponível na rede pública de saúde.

 

Em meados de 2012 o Distrito Federal contava apenas com sete aparelhos, quatro deles no Hospital de Base e a fila para o exame era bastante grande.

Em Campinas, aqui no Estado de São Paulo, à mesma época, o único aparelho existente estava inoperante, com defeito. No estado do Rio de Janeiro, nenhum exame de colonoscopia era realizado por falta de equipamentos, manutenção de equipamentos e de profissionais médicos qualificados para tal procedimento. Nas demais regiões do país a situação não é muito diferente.

 

Em vista disso, cresce a importância de iniciativas como essa, de parcerias dos setores publico e privado, no caso o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal, criando este Centro de Saúde para a detecção e prevenção do câncer do intestino.

 

O casal Gama reafirma assim a sua vocação para o exercício da mais pura Medicina mostrando que, o fato de dedicar-se à pesquisa e à ciência, não exime o médico de sua missão assistencialista e humanitária.