voltar para a página-site do escritor Alvan

 

(Portinari, 1956)

 

 

Anúncios Classificados
VENDE-SE OU

ALUGA-SE

 

por Ronaldo Alvan

 

 

Enorme área de frente para o mar, um dos lados para o nascente, outro para o poente.

 

Tem como vizinho uma grande estância onde a criação de gado e sua principal fonte de renda.

 

Nos fundos, enormes cordilheiras e excelentes nascentes de água. Do outro lado, pequenos lotes que pertenceram a proprietários europeus (mais precisamente 3 lotes, que eram de um francês, um inglês e um holandês respectivamente).

 

E um noutro lote maior, de um proprietário riquíssimo, dono de poços de petróleo e íntimo dos árabes.

 

A área já possui muitos beneficiamentos, mas se o comprador (ou locador) se dispuser poderá construir muito mais. Por exemplo, se ele se dispuser a comprar(ou alugar) alguns lotes de fundo poderá ficar com duas frentes para o mar em pé de igualdade com pouquíssimas áreas em todo o mundo.


A área possui ainda uma das maiores reservas florestais do nosso planeta, mas se houver necessidade pode-se entrega-la totalmente desmatada, pois não há nada que nos impeça de fazer este trabalho. Seu sub solo é rico, e esta é uma das razões de querermos negociar a área. Não dispomos de meio suficiente para impedir que os vizinhos penetrem no loteamento para nos roubar. O preço do arame farpado é muito alto.
 

Quem adquirir ou alugar poder fazê-lo com ou sem os trabalhadores nativos. Caso interesse ficar com eles, aqui vai uma pequena descrição dos mesmos: a grande maioria e composta de mão de obra barata e pouco exigente. Não se formam em grupos e atravessam calados toda a sua existência. Basta que sejam formados alguns campos esportivos e que lhes deem uma bola de borracha; é bom que se arrume também acomodação para os que não gostam de jogar, pois eles virão ver os outros e pela prática que temos, os segundos são em maior número que os primeiros. Me parece que existe um líder -- ou alguém, que querem que seja líder -- destes nativos. É um senhor idoso que já trabalhou em várias firmas onde chegou a Diretor e nos parece que com relativo sucesso. Pelo que fomos informados reúne-se com amigos periodicamente, um deles sempre com uma garrafa nas mãos, um outro com jeito de orienta e que pensávamos ser plantador de tomates ou cerejas, mas que parece ter outras funções. Além destes dois amigos outros se reúnem com o líder, mas pelo que soube são todos mudos e tem um cacoete estranho: vivem balançando a cabeça num movimento vertical.

 

O comprador(ou locador) poderá vir ver a área em qualquer dia e hora, mas deverá tomar muito cuidado com o lugar que resolver desembarcar pois há notícias de que alguns dos nativos são violentos e recebem os visitantes com flechas e tacapes, mas estes... nós estamos liquidando com eles em pouco tempo.
 

Salvador, 5 de maio  de 1977.