voltar para a página do doutor

 

Dr. Alfredo Halpern derruba mitos em evento.

 

Trangênicos, chocolate, orgânicos e vinho.

Você pode estar redondamente enganado... confira.

 

 

Alfredo Halpern foi o curador do 1º. Fórum de Nutrição promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes empresarias, presidido por João Dória Jr. e pelo LIDE SAÚDE, liderado por Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Alberto Einstein. O Fórum reuniu 328 pessoas e aconteceu no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

 

Em sua fala, no Fórum de Nutrição, o Dr. Alfredo derrubou muitos mitos em que a maioria de nós acredita e que são, inclusive, reforçados pela mídia, afirmando que “existem paradoxos na saúde”:

- O álcool é sempre prejudicial – NEM SEMPRE
O consumo de álcool, destacando aqui o vinho tinto, pode ser positivo para a prevenção e auxílio de doenças cardiovasculares, desde que respeitada a dose ideal (uma taça por dia para mulheres, duas para homens – isso porque mulheres e homens metabolizam o álcool de forma diferente).
Já consumido em excesso o álcool pode causar cirrose, câncer e, para quem tem tendência, a doença alcoolismo.

-- O chocolate é proibido para quem não quer engordar – MITO
O chocolate é um ótimo alimento, composto de gordura boa e tem antioxidantes. Além disso, o consumo moderado causa saciedade e pode até auxiliar numa dieta restritiva. Mas, em excesso, é claro que vai engordar. (Por moderado o doutor entende no máximo uma barra de 100g)

-- Alimentos orgânicos são melhores para a saúde e mais seguros – MITO
Os agrotóxicos podem não ser a solução ideal, mas estão sendo constantemente melhorados e eliminam muito os riscos de contaminação. Por outro lado, os orgânicos não são isentos de riscos, sendo cultivados com fezes humanas que também podem passar outras doenças.

-- Alimentos transgênicos sempre são perigosos – MITO
Afirmando que todos nós estamos consumindo muitos alimentos transgênicos e nem nos damos conta disso, o Dr. Alfredo se coloca inteiramente a favor deles. “Não existe evidência científica de que os alimentos transgênicos sejam maléficos – afirmou ele – e sou inteiramente a favor do aumento da cadeia de alimentos dessa ordem.”