voltar para a página da Dra. Albertina

 

Quando as mamas surgem...

por Dra. Albertina Duarte

Gustave Colbert, Woman in the Waves

Todas as meninas que convivem com você têm a mesma altura? Ou o mesmo tamanho de nariz, mãos e olhos? Claro que não. Com as mamas ocorre o mesmo.

 

Se você é adolescente ou tem filha nessa fase, atenção:

 

- o aparecimento das mamas antes dos 9 anos,

- a ausência delas até os 15 anos ou

- o crescimento exagerado de uma ou ambas devem ser logo vistos pelo ginecologista.

 

Nos dois primeiros casos, o tratamento talvez seja hormonal; no terceiro, a cirurgia plástica resolve. Cremes e outros “produtos milagrosos” para aumentá-los ou diminuí-los, nem pensar: são ineficazes e às vezes prejudiciais à saúde.

 

Com exceção desses distúrbios, em geral não há razão real para as adolescentes terem “grilos” com as mamas.

 

Em torno dos 11 anos desabrocha um dos seios, surgindo o segundo meses depois.

 

De acordo com a hereditariedade, o tipo de físico e a alimentação, ambos vão ganhando forma até dois anos após a primeira menstruação, quando completam o desenvolvimento e tendem a se igualar.

 

Em cerca de 30% das jovens, no entanto, as mamas apresentam pequenas diferenças, absolutamente normais. De qualquer forma, ao avaliar os seios, a jovem deve levar em conta o restante do corpo, para não supô-los grandes ou pequenos demais.

 

Agora, um conselho: é importante evitar obesidade e praticar exercícios.

 

Um exercício bem eficaz é este: em pé, pernas separadas, braços cruzados à frente do corpo, na altura dos seios, segure o punho direito com a mão esquerda e vice-versa; faça movimentos de vaivém como se estivesse empurrando os punhos em direção aos cotovelos. Repita 50 vezes todos os dias.

 

Dúvidas mais comuns:

 

O pequeno tamanho dos meus seios me deixa triste.

Há algo que possa ser feito para aumentá-los? Tenho 17 anos.

 

Todas as meninas que convivem com você têm a mesma altura? Ou o mesmo tamanho de nariz, mãos e olhos? Claro que não. Com as mamas ocorre o mesmo. Cada mulher as tem de um determinado tamanho, dependendo de vários fatores, entre os quais proporções em relação ao tamanho do corpo; hereditariedade; raça; nutrição; e características hormonais.

 

Importante: se a primeira menstruação veio recentemente é possível que as suas mamas ainda cresçam; mas, para tanto, é necessário uma avaliação clínica e hormonal. Por isso, consulte um ginecologista. E atenção: em hipótese alguma utilize hormônios para aumentar os seios; o medicamento certamente prejudicará a sua saúde. Se houver possibilidade de aumentá-los, o médico a aconselhará; se tudo falhar, ainda há uma última alternativa: a cirurgia plástica. Anime-se!

 

Por que toda mulher casada, de idade, tem os seios flácidos? Muita gente diz que se algum homem coloca as mãos nos acontece isso.

 

A flacidez dos seios não tem nada a ver com o toque de mãos neles. Ao contrário, o carinho aumenta a irrigação sanguínea e a vitalidade — não só dos seios, mas de todo o corpo.

 

O que acontece é o seguinte: os seios não possuem músculos próprios e, com o tempo, se a mulher não faz ginástica, tendem à flacidez. Além disso, a própria força da gravidade faz as mamas, quando grandes, penderem. É absolutamente normal.

 

BUSTO FIRME — Não pratico esportes, mas gostaria que v indicasse algum exercício para manter os seios firmes.

 

A melhor maneira de manter o busto firme é fortalecer a musculatura que o sustenta. Para tanto, faça o seguinte exercício: pernas levemente separadas, braços cruzados à frente do corpo na altura dos seios; segure o punho direito com a mão esquerda e vice- agora, faça movimentos de vaivém como se estivesse empurrando os punhos em direção aos cotovelos. Atenção: o exercício deve ser diariamente; no início, repita o movimento de vaivém 50 vezes e, aos poucos, vá aumentando até chegar a 100.

 

MAMAS DESIGUAIS — Um dos meus seios cresceu mais que o

outro. É possível torná-los iguais?

 

Trinta por cento das mulheres tem seios de tamanhos diferentes. A única solução é a cirurgia plástica, pois os remédios anunciados em revistas e jornais provocam nódulos e inflamações, entre outros efeitos colaterais. É comum, porém, adolescentes apresentarem mamas desiguais até dois anos após o início da menstruação. Na maioria dos casos, a diferença tende a desaparecer com o tempo.

 

PUBERDADE PRECOCE — Minha filha de 7 anos está com

pontos duros nas mamas. Qual a causa e possíveis tratamentos?

 

O aparecimento de mamas e pelos antes dos 8 anos é considerado puberdade precoce, pois normalmente eles apontam entre 9 e 10 anos.

A causa mais comum dessa disfunção é ligada à hereditariedade. De qualquer forma, mesmo que seja constitucional, a menina deve ser submetida a alguns exames, como raios X dos ossos, dosagem hormonal e ultrassonografia dos ovários. O resultado permitirá um diagnóstico preciso.

 

Importante: explique exatamente o que está acontecendo com ela.

Detectada a origem do distúrbio, o tratamento prosseguirá com medicamentos adequados, visando retardar o aparecimento da primeira menstruação, sem problemas posteriores. Quanto a consequências futuras, fique tranquila; sua filha poderá ter filhos e menstruar normalmente. Únicos riscos: ficar com o corpo de “mocinha”, diferente das meninas da mesma idade; e, psicologicamente, certas dificuldades de relacionamento. Mas saiba que você ajudou muito sua filha, detectando a puberdade precoce ainda no início.