voltar para a página da doutora

Dra. Albertina responde suas dúvidas - I.

 

1. O que é e como é a minha vagina?

A vagina é o canal que liga a vulva (a região que fica entre as suas coxas) ao útero.

O útero é o bercinho dos bebês.

A vagina mede de 8 a 10 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura.

Justamente por ser o canal que vai se dilatar para deixar o bebê passar na hora do parto, a vagina é bem elástica.

Lá no comecinho, tem mais nervos e é por isso mais sensível.

Mais para cima, para perto do útero, ela quase não tem sensibilidade.

Quando você faz sexo a vagina se dilata e se contrai para “abraçar” o pênis do seu companheiro.

Quando você está menstruada é pela vagina que você sangra.

É um caminho diferente daquele por onde vem o xixi (vem pela uretra).

 

  FAÇA SUA PERGUNTAS. Clique aqui.

 

4. O que é vulva?

É a parte externa dos órgãos genitais femininos. Na parte da frente está o Monte de Vênus, sobre o púbis (aquele osso saliente e arredondado que dá forma à vulva). Na puberdade toda essa área começa a se recobrir com pelos. A vulva é o conjunto de partes que protege a vagina e o orifício urinário.

 

5. O que é Clitóris?

É uma espécie de botão alongado que fica entre os pequenos lábios. É a parte mais sensível de toda a genitália feminina. Mede cerca de 20 por 7mm. Quando tocado, cresce em direção ao púbis. Para muitas mulheres é a parte mais prazerosa do sexo, quando acariciado direta ou indiretamente.

Em muitos países do oriente existe o costume de estirpar o clitóris das meninas para que elas não venham a ter prazer e, assim, não traiam seus companheiros.

 

 

 

 

 

 veja também: Menstruação e TPM

2.  O que são grandes e pequenos lábios?

Grandes lábios são duas amplas dobras de pele que envolvem a vulva; são muito cheios de nervos e se abrem na hora do sexo e deixam todo o órgão genital à vista. É o portal do prazer. Os pequenos lábios são duas pequenas pregas de pele que estão dentro dos grandes lábios e se tornam volumosas durante o ato sexual.

 

3. O que são útero e ovários?

O útero fica atrás da bexiga, na ponta interna da vagina, tem a forma de uma pera de cabeça pra baixo. Mede 7,5 cm de comprimento e de 2,5 a 3,5 cm de largura na parte mais alta e de 2 a 2,5cm na parte inferior, que é o colo do útero. Ele tem muita elasticidade e, na gravidez, pode ficar até 50 vezes maior. É que é dentro do útero que fica o feto que será o bebê. No colo do útero tem um buraquinho que liga o útero à vagina através de canal cervical, um canalzinho bem curtinho e que é coberto de glândulas. Essas glândulas secretam umas substâncias viscosas que se chama muco cervical. Quando há uma infecção, o muco se modifica.

 

Os ovários são essas duas “amêndoas” com cerca de 2,5cm de comprimento por 1,5 de largura e ficam um em cada lado do baixo ventre, com o útero quase entre eles (veja no desenho). Esse canais que ligam cada ovário ao útero se chamam trompas. Os ovários liberam os óvulos que poderão, ou não, serem fecundados pelo espermatozoide do homem ( os espermatozoides estão dentro do liquido que o homem expele pelo pênis quando tem prazer sexual). A mulher já nasce com todos os seus óvulos (cerca de 400 mil), diferentemente do homem, que fabrica sempre novos espermatozoides.

Além disso, os ovários produzem os hormônios sexuais que são responsáveis por todo o ciclo menstrual.