voltar para a página inicial do Portal S&L  voltar para Textos da Isabel    (foto: Guarapiranga,1980, Por do Sol Garoado)

O DIA TÍPICO

Por Isabel Fomm de Vasconcellos Caetano

Hoje, na cidade de São Paulo, São Pedro resolveu nos brindar com um daqueles dias que – até antes dos primeiros efeitos do aquecimento global – eram absolutamente típicos da capital paulistana: o céu em mais de 50 tons de cinza, nenhuma aberturazinha para deixar passar um raizionho de sol, chuva e muita, muita mesmo, Garoa. Hoje, para a surpresa geral, a temperatura oscilou entre 15 e 20ºC, embora estejamos em pleno verão!

Oba! Isso é São Paulo, a Terra da Garoa!

Lembro-me bem da minha infância e juventude quando rezava pedindo “Meu querido Deus, me dá um domingozinho, só unzinho, de sol pleno” para poder aproveitar as maravilhas do Clube de Campo do Castelo, na minha amada Represa do Guarapiranga!

Fazia sol. Mas pouco. E por pouco tempo. Logo vinham as nuvens cinza-chumbo lá do horizonte, subindo, subindo e escondendo o azul do céu. Bronzear-se era difícil. E a temperatura jamais passava dos 26ºC, isso quando conseguia atingir essa marca máxima. Frio o ano inteiro, mesmo nos verões.

Foi lá pelo começo dos aos 1990 que tudo começou a mudar. Jamais pude me esquecer da bisneta de Joaquim Eugênio de Lima, criador da Avenida Paulista, comentando durante a produção do vídeo “O Fantasma da Paulista", no ano do centenário da avenida, 1991: “Ninguém mais consegue ser elegante nessa cidade tórrida, com esse calor senegalesco!” – e suando em bicas sob o seu chiquetérrimo blazer branco de puro linho.

De lá pra cá temos tidos verões tórridos e até invernos de dias de calor e secura absolutos! Saudades da garoa! E, pior que isso, os dias de calor quase sempre deságuam em tempestades, enchentes, deslizamentos de terra e outras desgraças que terminam em muito sofrimento, principalmente para os menos privilegiados.

Mas no dia de hoje, nessa louca, maravilhosa, estonteante metrópole, Deus mandou a garoa. Ah... se ela nunca fosse embora!

VER O VÍDEO: https://youtu.be/eleE0-VEAv4  Ver Chamada.

Vera Krausz  Faltando garoa ...🤩💗

Sonia Monteiro  Querida amiga que vídeo espetacular! Você falando com emoção está música deslumbrante eeste céu e a garoa nos céus de São Paulo foi lindo demais. Emocionou me. Parabéns mestre amiga querida