voltar para a página-site de contos e crônicas da Isabel Fomm

 

(Patrícia Skura, 2019, Esperança)

 

(Santo Antonio Upside Down, dec 1920, Gravura anônima)

 

Nos Campos da Morte

por Isabel Fomm de Vasconcellos

 

 

Estou pensando, Facebook, que, no seu país, os EUA, houve comoção nacional pelo assassinato de um homem negro por um policial e que aqui, em terras tupiniquins, os negros e os pobres das favelas cariocas, morrem como moscas, de "balas perdidas" e muito pouco se protesta. Justiça seja feita, protestos existem. Mas nada comparado aos dos americanos.


O país do futebol, o país do Carnaval, o país da Alegria, aos poucos se torna o país da morte.

 

500 mil mortos por uma pandemia muito mal administrada e não sei quantos mortos por omissão ou por bala perdida. O maior número de grávidas e puérperas mortas por COVID no mundo. Uma das piores distribuições de renda do planeta. Um SUS onde profissionais dedicados e santos se debatem por falta de tudo: de insumos a luvas descartáveis, de medicamentos a papel higiênico. E uma constituição que diz ser a saúde um direito de todos.


No reino das desigualdades econômico-sociais apenas a morte tem sido um direito de todos.


E prosseguimos. Quietos. Omissos. Assistindo ao espetáculo da Foice que ceifa vidas e talentos. A Foice que desbasta o jardim da cultura, o jardim das artes e, triste, o jardim da própria ciência. Os negacionistas e a indústria das fake news parecem estar tendo mais sucesso na comunicação do que a gente do Bem. E tanta gente de bem existe neste país.


A turma do Outro Lado se beneficiou grandemente da enorme decepção daquele que foi o Partido da Transparência, um dia, dia há muito passado. Elegeu seu líder, o Sombra, à sombra da nossa decepção, da nossa desesperança. O que nos resta agora, Brasil? Onde reencontraremos a esperança de um país mais justo, mais honesto, mais claro? Onde? Alguém tem uma resposta? Ou antes, alguém tem alguma pergunta?

 

"Não te vejo e não te escuto. O meu samba está de luto", já diria Noel Rosa. Quem, Isabel?! Quem é Noel Rosa? Alguém ainda se lembra? Alguém ainda tem um samba guardado, trancado, no seu coração? Alguém aqui ainda luta pela vida? Ou toda a nossa luta virou luto?

 

Se o sonho acabou, resta reconstruir o sonho. O amor, o sorriso, a flor. "Uma flor brotou no asfalto. É feia, mas é uma flor", queria Drummond.


A vida só vale pela construção, nunca pela destruição.

 

E já que esse texto está cheio de citações, quero lembrar mais uma, do escritor de ficção científica, Isaac Asimov: " A violência é o último recurso da incompetência".

 

Chega de sombra! Chega de ódio! Chega de desamor! Chega de incompetência. Que pelo menos nas urnas, dessa próxima vez, vençam os agora desiludidos, os do Bem, que acreditaram numa sombra que se disfarçou em Luz e Esperança e nos trouxe apenas as Trevas e a Ignorância!


13 de junho. Boto Santo Antônio de cabeça pra baixo e só o colocarei de volta na posição normal quando ele ajudar o Brasil a ter gente decente no poder! Saravá, meu santo! Saravá!

COMENTE

[22:32, 10/06/2021] Tania Santana: Maravilha! Hoje eu também li o que você escreveu sobre a origem do dia dos namorados e sobre o Santo Antônio. Também adorei!

[12:03, 11/06/2021] June Melles Megre: Muito bom Isabel ,vc disse o q muitos de nós pensamos .Parabéns !

[12:04, 11/06/2021] Isabel: Obrigada, June querida.

[12:04, 11/06/2021] Zedu Lima: Excelente texto, Isabel. Parabéns! Tenho orgulho de você.

[12:05, 11/06/2021] Isabel: Obrigada, Zedu!

[12:48, 11/06/2021] Joel Rennó Jr: Arrebentou Bel!!

Foi com ou sem (copo de whisky)? Estava inspiradíssima.Texto maravilhoso!!! Amei

[12:50, 11/06/2021] Isabel: O whisky é sempre, segundo meu saudoso professor, Flavio Di Giorgio, um desinibidor do sistema inibitório. Hahaha. Obrigada, Joel!

[12:53, 11/06/2021] Joel Rennó Jr: Boa Bel. Beijos e parabéns pelo texto.Sem exageros merecia ser um Editorial de um grande Jornal

[12:54, 11/06/2021] Isabel: (Copo Whisky)um brinde à esperança.

[12:54, 11/06/2021] Joel Rennó Jr: figura

[12:56, 11/06/2021] Jose Reynaldo Walther de Almeida: Bel!!! Parabens!! Belissimo!!(palmas)

[12:58, 11/06/2021] Isabel: Obrigada, Zé. Ingenuamente, achei que ia bombar no Facebook. Só 3 pessoas me deram o seu like. Escrevi de manhã, lá no face: "a covardia perpetua a submissão". Ops. Agora -- fui olhar -- foram 6. Melhorou, menos covardes.

[14:04, 11/06/2021] Jussara Pontes Cortez: Muito bom seu texto. Vou reler para refletir mais ainda sobre ele. Tenho ouvido tanta bobagem que é bom saber que restam esperanças.

[16:50, 11/06/2021] Patrícia Cavalcante: Muito triste tudo isso. Muito bom seu texto.

[04:58, 12/06/2021] Albertina Duarte: Incrivel! Maravilhoso!

 

Sabe o que é? Aqui no Facebook a analfabetada reinante não consegue ler textos longos. O Brasil clama por educação de qualidade!

 

Roseli Zampirolli

Chega... afffff Chega de desumanidade 😓

 

Zilar Pereira

Realmente você escreveu muito e fica difícil ler.

Isabel Fomm de Vasconcellos

Zilar Pereira Como é que é? Não acredito!

 

Zilar Pereira

Com pão e mortadela não se constrói um país.

Zilar Pereira

Você não está sozinha na revolta. Carlinhos Brown também está revoltado.

 

Isabel Fomm de Vasconcellos

Zilar Pereira Não acredito em destruir amizades sólidas apenas por convicções políticas diferentes. Veja o exemplo do meu diálogo com Rogerio Bartolomei. Pensamos diferente e continuamos nos respeitando. Quem parte pra apelação é porque não consegue mais dialogar, como o Marcos Luis. Hoje mesmo andei conversando com a Nise Yamaguchi, somos amigas há 3 décadas e penso completamente diferente dela. Mas nos respeitamos, sem ofensas ou piadinhas de mau gosto. Espero poder continuar sua amiga, como sempre. Carlinhos Brown não é meu amigo.

 

Zilar Pereira

Me referi ao Carlinhos Brown ele se revoltou com alguma coisa na Bahia. Não sei o que realmente foi.

Zilar Pereira

Nossa amizade continua é meu desejo.

 

 

Maria De Fátima Rodriguez M

Eu leio textos de qualquer tamanho.

O que para mim fica quase impossível é dar uma resposta ao que nos foi indagado.

Há muito já perdi a crença nesse “ país do futuro” que só derrapa pra trás...

Quero uma terceira opção de governo... para 2022.

Mas quem?

Isabel Fomm de Vasconcellos

Maria De Fátima Rodriguez M Pois é, amiga... quem?

 

#ForaBolonaroGenocida

 

Elizabeth Krausz

Texto ótimo. Situação deprimente.