voltar para a página-site de contos e crônicas da Isabel Fomm |
|
(Eugene Dellacroix, 1830, A Liberdade Guia o Povo)
(foto: Leo Orestes, Frame Photo, Estadão Conteúdo)
|
Muito Estranho por Isabel Fomm de Vasconcellos
|
Ontem, sábado, 29 de maio de 2021, lá pelo meio de uma tarde de sol com algumas nuvens e temperatura amena, estava eu escrevendo aqui no meu computador que fica numa escrivaninha colocada na parede oposta à porta da sala e à esquerda dos 8 metros de Janela da Paulista. Entreabertos, os vidros da Janela deixam passar os muitos e variados barulhos da avenida.
De repente, ouço um som forte, parecendo uma onda do mar, ou antes, um tsunami (embora eu nunca tenha ouvido um, pelo menos ao vivo, graças aos céus). Pensei: Nossa, que coisa esquisita. O que será isso? Um batalhão de motos ou carros? Ou helicópteros voando juntos? Voltei a cabeça da tela para a Janela, disposta a levantar-me para ir ver o que acontecia. E qual não foi a minha surpresa ao ver que era simplesmente... chuva!
Chuva forte, numa tarde de Outono, mais parecendo uma chuva de verão, com um detalhe estranhíssimo porém: os grandes pingos que batiam na janela deixavam um rastro d'água, como cobras, na superfície do vidro, ao invés de gotas.
Era como se alguém, da janela do vizinho, jogasse um caminhão de água na nossa janela, era uma chuva horizontal! Nunca, em 36 anos de apartamento na avenida, vi uma chuva assim. Foi mesmo como se, de lá da Consolação, um tsunami aéreo passasse como um raio pela Paulista em direção ao Paraíso. Muito rápido. Não durou sequer cinco minutos esse banho de água na horizontal. Logo em seguida, o sol.
O sol fazendo brilhar toda a avenida molhada, o sol dourando a água e tudo brilhando, o asfalto, as janelas, os telhados dos prédios, as coberturas, os jardins, as árvores e os guarda chuvas do povo que logo saiu em marcha de protesto.
Foi Deus -- conclui -- que mandou São Pedro clarear e purificar os caminhos daqueles que têm a coragem de lutar pela Vida.
|
29Lourdes Novello, Vera Krausz e outras 27 pessoas 17 comentários 1 compartilhamento
Igual em minha casa! Foi chocante!
Stela Maris Grespan talvez tenha sido o que os metereorologistas chamam de "nuvem de rolo".
Isabel Fomm de Vasconcellos Não sabia. Foi uma coisa estranha, mesmo.
MARAVILHOSO
Oi Isabel, tem mais um fato estranho nessa sua chuva - eu estava nesse momento passeando na feirinha da praça Benedito Calixto que fica algumas quadros prá baixo em direção dos Jardins, comprei mais uma maquininha prá minha coleção, te juro que lá amea…
Ah, vi que a foto foi feita por um tal Léo Orestes, só pode montagem, pois o cara é mestre no Photoshop e na fotografia. Sei porque é meu amigo, fiquei feliz de ver uma foto sua aqui, já fizemos vários trabalhos juntos. Poxa, e não é que a manifestação reuniu milhares? Mas sem chance, o.grupo.dos motoqueiros é poderoso, e só com os motofretistas o sem máscara já ganhou.
Mário Bock Eu vi daqui da minha janela e só não fotografei porque minha câmera pifou, só tenho celulares e o zoom do celular não é suficiente para fotografar da Janela como eu gostaria.
Achei, no entanto, que a foto do Leo é a mais fiel ao que eu estava vendo ao vivo e a cores...
Isabel Fomm de Vasconcellos Serio, tinha muita gente mesmo? Xiii o Brasil tá perdido, nunca vai sair do atraso.
Mário Bock Graças a Deus tinha muita gente, muitos jovens, os organizadores pediram que fossem apenas os jovens, todos usando máscaras, muitos com os filhos.
Me emocionei lendo agora... sensível, forte e lindo!
Efeitos da Luz !!
Adorei o texto ,acabamos de viver situação similar, do nada um temporal completamente atípico, eu amo chuva mas fiquei apavorada, graças a Deus passou vamos ver se deixo alguma rastro espero que não, Perdoa a falta de vírgulas, bjsss te amo,
Voce descreve bem mesmo parece que lavoura Paulista para a passeata de hoje para renovar o desejo de triunfo da democracia !!! A chuvarada
Lindo texto!
Nao entendi...fala da chuvarada, e posta foto FAKE da mini manifestacao dos vermelhos ?...falta de coerencia nos assuntos envolvidos Marcos Luis Galati Anazetti A foto não é fake, Marcos. Estava exatamente assim, eu vi da minha janela. E não é manifestação dos "vermelhos" - há muitas mais cores na política brasileira do que sonha a nossa vã filosofia. A coerência está na chuva lavando a avenida para o bloco passar. Leia com calma que vc entenderá. Jogue fora esse seu ódio político. Nós te respeitamos, embora divergindo. Esperamos o mesmo de você.
Ana Carolina Medina Mazzei Tedesco Vivas!
Lindo texto, belíssima sensibilidade. Léo Rocha obrigada, querido! |